sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Educação do corpo em ambientes educacionais


Uma das forças deste trabalho é justamente humanizar o dado empírico, encharcando as possibilidades de compreensão  da realidade de uma objetividade que não é indiferente ao que é mais humano. Nesse âmbito os autores que aqui comparecem nos vão mostrando como é possível fazer boa reflexão a partir da realidade, sem que essa se mostre apenas no jogo discursivo. Os autores falam da escola, de agentes escolares, de rotinas e práticas, de experiência. Falam, torno a enfatizar, do que há de mais humano no  âmbito educacional, pois  não falam de sujeitos abstratos, ou de experiências ensaiadas, mas de cotidiano. Falam, pois, de um dos “eus” mais esquecidos quando inquimos a escola: aquele dos limites das possibilidades dos agentes da escola em uma sociedade de grande complexidade.
Referência:
PINTO, F. M.; VAZ, A. F.; SAYÃO, D. T. (Org.). Educação do Corpo em Ambientes Educacionais: Práticas de Ensino e de Pesquisa em Educação Física. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011. 192 p.

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