Cerca
de 500 estudantes do ensino fundamental – 16 turmas de primeiro a oitavo ano da
Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito localizado no
Pantanal/Florianópolis– participaram no primeiro semestre de 2014, da abertura
da Copa de Futebol do Mundo Escolar. A inciativa é promovida pela Secretaria
Municipal de Educação de Florianópolis e por alunos do curso de Educação Física
da UFSC que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência (Pibid).
Durante todo o semestre os estudantes trabalharam em sala com os
alunos, no contexto da “Copa de Futebol do Mundo Escolar”, evento pedagógico
que tematizou a Copa do Mundo FIFA no Brasil, em 2014, realizando
subprojetos pertinentes aos contextos de cada grupo.
Como
encerramento das atividades os alunos protagonizaram a “Copa de Futebol do
Mundo Escolar”, onde acompanharam o desfile de abertura e apresentações
artísticas antes do primeiro jogo, que teve arbitragem de estudantes treinados,
os quais também fizeram o papel de repórteres, seguranças e equipe de apoio,
acompanhados por professores e profissionais (bombeiros, profissionais da
educação física, repórteres, professores etc.). As turmas dos anos iniciais
participaram de jogos e brincadeiras.
A última etapa do projeto buscou simular um grande evento
esportivo. As turmas dividiram-se de modo que cada uma desenvolvesse atividades
sobre os aspectos culturais e esportivos de um país participante da Copa do
Mundo, que, na produção dos trabalhos, foi abordada por diferentes áreas do
conhecimento, e projetos interdisciplinares foram realizados. A organização
estima que cerca de dez subprojetos foram concluídos, envolvendo as disciplinas
de artes, educação física, ciências, matemática, português, francês, inglês e
espanhol.
Entre as turmas iniciais, os trabalhos, mais livres, buscaram
temas e abordagens diferentes e interessantes para as crianças: é o caso do
projeto “A Bola Rola”, que tem como objetivo o estudo desse brinquedo, com sua
história, tipo de fabricação, materiais e jogos. Outros temas abordados foram
os símbolos nacionais e o respeito às regras do jogo.
As turmas finais produziram trabalhos com maior exigência de
pesquisa e aprofundamento, como o “Projeto Mascaras”, responsável por discutir
a cultura nigeriana com foco nas danças, relacionando África, Brasil, capoeira
e futebol. A elaboração da arte digital para o evento e um mural sobre a
história das copas foram outras construções dos estudantes.
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