sábado, 4 de outubro de 2014

“Copa de Futebol do Mundo Escolar”

Cerca de 500 estudantes do ensino fundamental – 16 turmas de primeiro a oitavo ano da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito localizado no Pantanal/Florianópolis– participaram no primeiro semestre de 2014, da abertura da Copa de Futebol do Mundo Escolar. A inciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e por alunos do curso de Educação Física da UFSC que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Durante todo o semestre os estudantes trabalharam em sala com os alunos, no contexto da “Copa de Futebol do Mundo Escolar”, evento pedagógico que tematizou a Copa do Mundo FIFA no Brasil, em 2014, realizando subprojetos pertinentes aos contextos de cada grupo.

Como encerramento das atividades os alunos protagonizaram a “Copa de Futebol do Mundo Escolar”, onde acompanharam o desfile de abertura e apresentações artísticas antes do primeiro jogo, que teve arbitragem de estudantes treinados, os quais também fizeram o papel de repórteres, seguranças e equipe de apoio, acompanhados por professores e profissionais (bombeiros, profissionais da educação física, repórteres, professores etc.). As turmas dos anos iniciais participaram de jogos e brincadeiras. 

A última etapa do projeto buscou simular um grande evento esportivo. As turmas dividiram-se de modo que cada uma desenvolvesse atividades sobre os aspectos culturais e esportivos de um país participante da Copa do Mundo, que, na produção dos trabalhos, foi abordada por diferentes áreas do conhecimento, e projetos interdisciplinares foram realizados. A organização estima que cerca de dez subprojetos foram concluídos, envolvendo as disciplinas de artes, educação física, ciências, matemática, português, francês, inglês e espanhol.

Entre as turmas iniciais, os trabalhos, mais livres, buscaram temas e abordagens diferentes e interessantes para as crianças: é o caso do projeto “A Bola Rola”, que tem como objetivo o estudo desse brinquedo, com sua história, tipo de fabricação, materiais e jogos. Outros temas abordados foram os símbolos nacionais e o respeito às regras do jogo.

As turmas finais produziram trabalhos com maior exigência de pesquisa e aprofundamento, como o “Projeto Mascaras”, responsável por discutir a cultura nigeriana com foco nas danças, relacionando África, Brasil, capoeira e futebol. A elaboração da arte digital para o evento e um mural sobre a história das copas foram outras construções dos estudantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário