segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Fechamento das atividades de 2012

Caros,

Gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho apresentado até aqui, o que reforça a ideia de uma equipe qualificada do PIBID - Educação Física. As apresentações se referenciaram nos trabalhos desenvolvidos, com destaque para:

  • Uma apresentação inicial do coordenador do projeto Fábio Machado Pinto, resgatando a memória do programa, com os oito encontros de formação iniciais coletivos, realizados junto aos estagiários do MEN onde estudamos textos de referência e analisamos filmes relacionados a docência. Destacamos ainda, o encontro de formação para análise de conjuntura, realizado em setembro, coordenado pelo professor Alexandre Vaz e que tratou o tema da pesquisa. Os alunos participaram ainda do I Encontro Catarinense do PIBID, organizado pela UFSC, onde apresentaram trabalho e participaram de mesas e debates com pibidianos de outras áreas, de outras instituições. Com destaque para uma reunião realizada com IDs e supervisores de EF de Blumenau.
  • A primeira apresentação, do NEI ZILDA ARNS - NEI CARIANOS destacou a conjuntura educacional, analisando a localidade em seus aspectos geográficos, sociais e culturais. Estes elementos podem contribuir na melhor elaboração do PPP do NEI, em fase de construção. Trata-se de uma excelente infraestrutura, projetada pela secretaria como modelo. Além disso, a análise das IDs focou os profissionais, a estrutura e material disponível e aspectos das aulas de Educação Física. Além do contato direto com as aulas e com a supervisão dos professores Adriana Wendhausen e Alexandre Vaz, as IDs participaram do GRUPO DE ESTUDOS INDEPENDENTE, onde se estudou a ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO na prática pedagógica. Um dos desafios é definir a especificidade da EF na Educação Infantil, bem como pensar a educação do corpo para além das aulas de EF. Trata-se de uma visão integrada, interdisciplinar e que está em construção.
  • Na EBM João Alfredo Rohr, orientados pelos professores Jaison Bassani e Karla Tives, a apresentação dos IDs focou a comunidade, sua história e localização, mostrando um conjunto de estabelecimentos e espaços comunitários onde as práticas corporais estão presentes, acessíveis ou não aos escolares e seus familiares. A análise da escola consiste também em compreender os diferentes projetos existentes: Escola do Mar (PMF), Instituto Guga Kuerten, Atleta do Futuro (Elase) Capoeira e Dança (Franklin Cascaes). Na escola eles dividem trabalho com PIBIDs e estágios de outras disciplinas. O trabalho neste semestre consiste, essencialmente, no acompanhamento de uma turma (21). As aulas possuem uma dinâmica semanal de uma aula teórica, uma aula prática e uma aula livre. Sendo esta a dinâmica das aulas de EF das demais turmas. A turma conta ainda com estagiários de EF, que neste momento ministram o conteúdo atletismo. Os IDs sentem a falta de fundamentos teóricos para melhor analisar e explicar os processos com os quais estão em contato. A falta de sintonia entre funcionários e as aulas de EF, as indumentárias inapropriadas dos alunos e a definição de conteúdos das aulas (aulas livres), apresentaram-se como questões para serem refletidas.
  • Na EBM Beatriz de Souza Brito, orientados pelos professores Fábio Machado Pinto e Gisela Colombi os alunos apresentaram-se em três etapas. Na escola os IDs foram divididos primeiramente em dois grupos, observando as turmas 11 e 51 (visto que a turma 31 participava do estágio neste semestre). Desta forma, nos dois primeiros meses as atividades foram de observação e integração nos anos iniciais. Os alunos apresentaram um relato destas observações caracterizando as turmas. Neste momento os IDs foram distribuídos em todas as turmas dos anos iniciais e sua tarefa está sendo a de auxiliar os professores no planejamento e confecção de material didático para as suas aulas. Paralela a estas atividades, foi feita um coleta de dados na comunidade, onde tarefas foram divididas entre os IDs e estagiários. Os alunos puderam, dessa forma, obter dados sobre aspectos sociais, culturais e econômicos de maneira mais detalhada. Este trabalho de análise de conjuntura ainda está sendo elaborado, mas os resultados são muito interessantes e mostram a vida comunitária concreta da população do Pantanal. Os IDs destacaram a sua participação na Semana da Criança onde realizaram oficinas de acrobacias (tecido aéreo, snowboard - deslizar na grama com o uso de prancha, salto com trampolim, slackline - equilíbrio na fita), confecção de brinquedos e confecção de berimbaus. Os IDs, por fim, informaram da sua participação no III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID, a realizar-se em São Luis do Maranhão, de 5 à 7 de dezembro próximo, com três trabalhos submetidos e aceitos, e apoio total dos custos pela PRAE/UFSC.

Relato escrito pelo Prof. Dr. Fábio Machado Pinto, Coor. do Subprojeto PIBID - Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário